10 julho 2007

Lengas-Lengas

Sarabico bico bico,
Quem te pôs tamanho bico,
foi a velha chocalheira que
come ovos e manteiga,
os cavalinhos a corre,
os meninos a aprender,
quem será o mais bonito que
se irá esconder.
Dedo miudinho,
Seu vizinho,
Maior de todos,
Fura – bolos,
Cata piolhos.
Este diz que está com fome,
Este diz que não tem o quê;
Este diz que não vai lá,
Este diz que Deus dará.
Bichinha gata
Que comeste tu?
Sopinhas de leite
Onde as guardaste?
Debaixo da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo do gatoSape, sape, sape!
Voa, voa joaninha
que o teu pai está em Lisboa
com um caldinho de galinha
para dar à joaninha.
Voa, voa joaninha,
que o teu pai está em Lisboa
com um rabinho de sardinha
para comer que mais não tinha.
Chove chuvisca
Água mourisca
Filha de rei
Maria Francisca.
Rei, rainha
Carlota Joaquina
Fidalgo ladrão
Menina bonitado
meu coração.

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá Susana. Já não vinha há já algum tempo ao teu blog, pois devido ao final do ano lectivo o meu tempo ficou mais do que contado. As lengas lengas ajudam e muito na aquisição da linguagem. Tens postado coisas giríssimas, que eu vou já de seguida comentar. Beijinho e continua assim

Anónimo disse...

Pelo muro acima vai uma formiga
Com uma mão na testa e outra na barriga
Pelo muro abaixo vai um escaravelho
Com uma mão na barriga e outra no joelho!! :D

Anónimo disse...

Oi Susana,na minha opiniaõ as lengas-lengas fazem parte da infançia de todos nós,ainda hoje me recordo de algumas que ouvia na minha.De vez em quando o meu menino anda pela casa a cantarolar algumas,acho o maximo.Naõ sei se ele conhece estas,senaõ conhecer vou lhe-as ensinar.beijos

Anónimo disse...

Adoro lenga-lengas!Sempre achei o máximo! Deu para matar saudades,rir, obrigada por este pequeno momento simpático!Bjs...

susana disse...

Mariana: De facto as lengas-lengas ajudam muito na aquisição da linguagem. Para além disto a criança adquire ritmo, melodia e afins. Obrigado e fico feliz em saber que não abandonaste este blog.

Sandra: Lindo! Eu aponto, não tenhas dúvida. Se voltar a postar lengas-lengas, coloco esta. beijocas

Migui: Ainda me recordo de algumas lengas-lengas da minha infância, assim como provérbios que ouvia todos os dias... Beijoquinha migo

Mafalda: Minha linda, tu és uma fofinha. Obrigado

Anónimo disse...

Lembro-me como se fosse hoje das lengas-lengas que os antigos diziam, especialmente aquela do "o rato roeu a rolha do rei da rússia". Foi uma lenga-lenga que marcou a minha infância. Os miudos adoram, e isto promove-lhes a destreza na linguagem.

susana disse...

Minha linda, há coisas que marcam de facto a nossa infância, e das quais nunca nos esqueceremos. Beijo

Anónimo disse...

gosto muito destas lengas,lengas!

Paula Cancelo disse...

acho que nao devias parar continua com as lengas-lengas para eu poder contar sempre novas aos meus filhos.
Eu era muito pequenino do tamanho de um botao meti meu pai ao bolso e a minha mae no coraçao, mas o bolso estava roto e o meu pai caiu ao chão entao pego no meu pai e meto no coraçao.