12 julho 2007

Fantoches

"O fantoche é para a expressão dramática o que o boneco é para o jogo espontâneo da criança. É o seu primeiro suporte, e a sua qualidade essencial é exactamente a de não passar de um suporte. Não tem, na verdade, nenhuma realidade limitativa em si mesmo. É o que lhe atribuem, portador de imagens e de símbolos, de risos e de medos, de sonhos e de realidades. É um expediente, a via de uma expressão livre e discreta, porque é exterior à criança que brinca com ele, protegendo-a de um debate directo."
Pierre Leenhardt in A Criança e a Expressão Dramática

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre adorei fantoches, e para dizer a verdade até falei desta temática no curso,mas...não os sei construir, e como sou péssima a costurar, nunca os devo fazer, pelo menos se forem de tecido!!!! No entanto, como os adoro, já comprei alguns. Sabes onde Susana? No Imaginarium, são um espectáculo. Se nunca os vistes, passa por lá e vais ver como te passas! Beijocas

Anónimo disse...

Fantochinhos,que liiiindinhos!Adoro!São tão fáceis de realizar e posso falar por experiência própria que as crianças adoram-nos, principalmente se forem elas a construirem. Quando estive em ATL escrevi uma história em quadras porque as crianças eram pequenas e cada uma construiu a sua personagem (animal)e foi hiper divertido.Com materias de desperdicio que todos trouxeram de casa e foi uma aventura, pois na festa de final de ano lectivo foi FANTÁSTICO ver a alegria de todos.Portanto para fazer seja o que for é preciso acima de tudo boa disposição/motivação o resto vai vindo aos poucos.Obrigada por me teres feito recordar um momento tão BOM da minha vida com os meus docinhos!Beijocas!!!

Anónimo disse...

O fantoche está para a criança como a banana está para o macaco, pelo menos para mim. Na minha prática diária uso muitas vezes fantoches e os miúdos adoram. O seu blog está muito interessante, todo virado para a área da infância, e denota-se algum cuidado na escolha das temáticas. Parabéns.

Anónimo disse...

Gosto imenso de fantoches mas acho que nao tenho jeitinho nenhum para os fazer...continua a postar aquelas actividades giras para eu poder copiar... e por em pratica assim que puder! Finalmente estou no 4ºano! SAFA!! :) * * *

susana disse...

Cláudia: De facto a loja Imaginarium tem uns fantoches fantásticos. Também já lá comprei alguns. Obrigado na mesma pela dica. Beijoca


Mafaldinha: Tal como tu, eu também adoro fantoches...e olha que gaguejo...estás a ver o filme?? Não faz mal, as crianças são muito pouco criticas, e adoram-nos por aquilo que somos, e não por pormenores. Ah! Ah!. Beijoquinha miga

Cidália: Fico feliz em saber que a Cidália já visionou algumas postagens do meu blog, e que as considera cuidadosamente escolhidas (as temáticas). Obrigado


Sandra: Irei pôr actividades muito em breve, eu tento é não repetir todos os dias a mesma filosofia. Assim intercalo entre actividades giras, frases profundas :), actividades realizadas em instituições (para crescidos e pequenotes), teoria para educadoras, etc. É a tentativa de ter um blog o mais versátil e dinâmico possível. Beijoca miga. Ah! Não te esqueças que tenho aquele CD para ti, e olha que vais amar, os meninos estão um sonho.