O início do ano lectivo é sempre uma caixinha de surpresas para os alunos e para os educadores dos Jardins-de-Infância. Quando se inicia uma etapa em que se recebe algumas crianças novas na sala, deve-se promover desde logo actividades e jogos de apresentação, de forma a tornar a que o grupo de conheça e se torne mais coeso desde logo. Muitas vezes entram 4 ou 5 crianças para um grupo já existente, devendo haver um especial cuidado na integração destas. Se por outro lado o grupo for todo novo, a própria educadora sentir-se-à receosa face ao desafio que lhe é apresentado. É sempre uma incógnita recheada de novidades!
Pode-se então fazer uma série de jogos e actividades de apresentação, seja para integrar 4 ou 5 crianças (por exemplo), seja para apresentar as crianças todas umas às outras e também à educadora e auxiliar da sala.
Jogos e Actividades
A Bola tem Nome
As crianças sentam-se no chão com as pernas à chinês em forma de roda, e a educadora mais a auxiliar também. Depois de ter-mos a roda composta, a educadora pega numa bola e manda para as mãos de outra criança. No momento em que cada criança recebe a bola, tem de dizer o seu nome e a sua idade.
Esta é uma forma simples de decorar os nomes de todas as crianças, e claro está da educadora e auxiliar.
Ao fim de algum tempo a jogar, passa-se a dizer o nome da pessoa que está sentada ao nosso lado direito. Nesta parte do jogo, haverá muitas gargalhadas, pois muitas são as crianças que ainda não decoraram o nome dos novos amigos. Por outro lado, está-se também a trabalhar a questão da lateralidade, que é fundamental adquirir e cimentar em idade de Jardim-de-Infância.
Vamos Desenhar
Nesta actividade dá-se a cada criança uma folha grande e pede-se para que cada um desenhe o contorno da sua cara. Convém explicar que aqueles que considerem que têm o rosto mais redondo, farão esse mesmo contorno também mais redondo e vice-versa. A educadora deve exemplificar e desenhar o seu próprio contorno do rosto. No canto superior direito de cada folha, escreve-se o nome da pessoa a quem pertençe aquele contorno do rosto. De seguida, de forma aleatória, trocam-se as folhas com os amigos, devendo a educadora e a auxiliar trocar também as suas. Vou então esquematizar o número de vezes que se deve rodar as folhas e com que fim:
1 - pede-se para desenhar os olhos do amigo a quem pertençe aquele rosto (os meninos terão que ser ajudados a identificar o nome do amigo)
2 - pede-se para desenhar o nariz da criança
3 - pede-se para desenhar a boca
4 - pede-se para desenharem os pormenores que considerem relevantes ao rosto do amigo
Nota:
O desenho deve ser completado por diferentes crianças e nunca pode ser feito pelo próprio. Cada criança desenha um elemento pertencente à cara de cada amigo, devendo cada um desenhar apenas uma única vez em cada folha.
Resultado: Estes desnhos ficam realmente incríveis, pois os resultados desta actividade supera todas as expectativas. Por incrível que pareça, muitos dos rostos ficam semelhantes às próprias crianças. Os pormenores ajudam imenso. Os miúdos tendem a colocar tudo o que vêem na cara do amigo, seja os óculos, a borbulha ou uma cicatriz, o que faz com que se descubra e se assemelhe à criança a que se refere determinado desenho. Esta actividade permite que as crianças se fiquem a conhecer melhor, para além de que é de facto um momento de grande prazer para os mais novos.
9 comentários:
No início do ano são precisas actividades de "quebra gelo" e eu gostei destas. Parabéns Susana
Olá Susana,
Será que também posso participar nas tuas aulas?
Excelentes iniciativas.
Parabéns pelo teu blogue que está fantástico.
Um beijinho
É o que se quer Susana...actividades,actvidades,actvidades!! Gostei da ideia!! ;)
Olá giraça! Mais uma actividade divertida para fazer com as crianças, muito simples, mas é na simplicidade que se consegue desenvolver os objectivos pretendidos pelo educador.Força, nas sugestões de actividades para mais 1 ano lectivo, e já sabes tudo que o FACETAS venha a fazer eu vou dando conhecimento!!!beijs!
Mana tu és a educadora melhor do mundo...E a "minha educadora preferida"...só não posso ficar na tua sala de jardim de infância porque tenho mais de 5 anos...ás vezes bem precisava...PARABÉNS PELO TEU BLOG LINDONA!Amo-te muito beijo
A actividade com a bola eu já conheço há bastante tempo, mas confesso que nunca tinha ouvido falar da outra actividade de desnho. Então, cada criança desenha o seu contorno da cara, e os restantes amigos é que lhe completam a cara? Deve ser interessante e dá para decorar que aquele amigo é o que tem o sinal no nariz, ou o que usa óculos, et, etc e tal! Gostei e vou experimentar, pois recebi este ano um grupo de idade pré-escolar que não conhecia, e está na hora de implementar coisas novas na sala. Estamos sempre a aprender. Até breve e Parabéns
Sou a tua amiga do peito e colega Assunção. Já explorei algumas partes do teu blog... está o máximo. Continua assim, vais longe.
Beijinhos desta amiga.
Assunção
No início dos anos lectivos, deve ser sempre complicado a integração de todas as crianças (entre si) com a educadora e auxiliar da sala. Estas actividades que postaste vão-me dar imenso jeito, ou seja, vou imprimir e realizá-las quando estiver colocada como educadora.
Obrigado a todos vocês. Fico feliz por saber que as minhas actividades vos agradam, e que vos ajudam a planear a vossa prática pedagógica diária. Bem-haja!
Enviar um comentário