01 agosto 2007

Esquema Corporal

Aqui fica um placar possível e fácil de fazer, para a abordagem do Corpo Humano/Esquema Corporal, diferenças e semelhanças entre os géneros. Este placar foi realizado por mim, e as figuras da menina/menino foram recortadas de uma revista direccionada para Educadores de Infância.

O mais importante é a criança participar aquando da montagem deste placar, pois as figuras (menina e menino) são fixadas no quadro através de velcro. Claro que esta actividade de montagem do corpo humano deve ser sempre precedida de uma conversa, e continuada com mais actividades.
Caixa com os diversos membros do corpo humano

Placard "Menino"

Placard "Menina"

Nota:

É importante que desde sempre se eduque para a sexualidade como sendo algo de inato. Mesmo em idade de creche, é importante responder às questões colocadas pelas crianças. Sempre que se inicia o ciclo de levar as crianças ao bacio, as crianças colocam questões de cariz sexual, e estas devem ser respondidas de forma natural e verdadeira (e no entanto não estão sequer em idade pré escolar). A curiosidade é normal nestas idades, e convém que eles se sintam esclarecidos desde sempre.

No entanto, sempre que se pensa em educação sexual, tem de se ter em conta o nosso próprio corpo, e as relações que estabelecemos com os outros e connosco próprios. Esta perspectiva alargada da educação sexual faz com que se perceba o quanto importante é esta temática na vida das crianças, pois só conhecendo e aceitando o nosso corpo é que podemos promover aspectos como a auto-estima e a capacidade de decisão e afirmação pessoal, aspectos estes que contribuem para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. A criança deve reconhecer-se como parte integrante de um género sexual, aceitando as diferenças e semelhanças entre o seu corpo e o dos seus amigos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ola! Se bem me recordo...acho que reconheço este teu material de algum lado, mais que não seja de tanto dossier que vi teu! :) Acho uma actividade mto simples de se fazer...não custa nada!! Beijinhos e boas férias!!!!

Anónimo disse...

Já agora...viste os oculos do meu namorado algures ??? loool tens mail do messenger?

susana disse...

Olá linda. Deves ter visto este meu placar em foto (tipo scanner) num dos meus dossiers de actividades, ou inserido em algum trabalho meu da universidade. Não sei bem. Em relação aos óculos...nuuuunca mais os viiiii!!!! É tudo tão estranho! As festas já acabaram, duvido que os encontremos agora, só se for no ano que vem! Loool. Ainda não tenho mail do messenger, mas assim que tiver mando-te por mensagem para o telemóvel. Beijocas

Anónimo disse...

Tão simples e tão bonito...sem comentários. beijoca

Anónimo disse...

Olá lindona!Cá estou eu de volta ao teu simpatiquissimo blog!A pausa foi rapidinha, mas já tinha saudades
Estes bonequinhos também tenho,eh, eh,eh!!!
Concordo contigo,a educação sexual deve se ser falada desde tenra idade, sem tabus, pq a partir do momento em que somos 1corpo temos de o conhecer e para isso é falarmos sb o mesmo, tocar os outros, abraçar que é o melhor que se pode fazer e eu ADORO,como tenho IMENSAS SAUDADES TUAS aqui vai 1 GRANDE ABRAÇOOO!Bjs.

Anónimo disse...

É uma rica forma de explicar às crianças as questões relacionadas com o corpo humano. Parabéns


Carla

Anónimo disse...

ola.estou a procura de imagens do esquema corporal para trabalhar com as crianças, sera que não mepode enviar as imagens que apresenta no seu trabalho é que achei fantasticas.
obrigado

eu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eu disse...

ola
sou estudante de educação física
e estou fazendo minha monografia
em imagem corporal na pré-escola. e estou procurando material a respeito, e se vc tiver algum material que possa me suxiliar ficaria muito agradecido
atenciosamente
um AXE BEM FORTE DA BAHIA