02 agosto 2007

Criatividade

«Qualquer explicabilidade sobre criatividade tem que reconhecer que, num sentido, há algo necessariamente inexplicável, de tal modo que mesmo os que são mais criativos se sentem perdidos ao explicá-la ou ao dizer como é que lhes surgiram as ideias. Por isso o compositor Elgar fala de apanhar as suas ideias musicais a partir do ar; Mozart escreve sobre as suas ideias: "Quando e como surgem eu não sei, nem posso forçá-las". Gauss escreve a propósito de um problema aritmético que lhe escapou durante anos: "Consegui, finalmente, há dois dias, não à custa dos meus esforços dolorosos, mas, sim pela graça de Deus. Aconteceu o enigma ser solucionado de modo tão súbito como o da luz intensa de um relâmpago". E quando perguntaram a Picasso: "O que é a criatividade?", respondeu: "Não sei e se soubesse não lhe diria". »

David Best in A Racionalidade do Sentimento

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Este livro é mesmo muito bom, aborda a criatividade envolta em sentimentos e o papel que as artes têm na educação, seus contributos e noções. Comprei-o e não me arrependo, antes pelo contrário. Beijoca

Anónimo disse...

a última frase deste excerto está linda. Se o próprio Picassso não consegue definir o termo Criatividade, como é que nós o poderemos definir? Fala-se tanto em sermos ou não criativos, e ao fim ao cabo não se sabe ao certo o que se está a dizer, ou pelo menos não se utiliza a palavra no seu termo mais correcto.

Anónimo disse...

Estou tentada a comprar este livro.Concordo com a Madalena quando diz que "não se utiliza a palavra no seu termo mais correcto".
Aqui até fico a conhecer os livros que há no mercado, és 1 ESPETÁCULO!
bEIJOQUINHAAAASSSS!