A arte deve ser vista como facilitadora de novas formas de expressão, e como terapia, para quem com ela se sente bem! Desta forma, todo o conhecimento deveria ter a arte como base, para que toda e qualquer criança se desenvolvesse de forma mais harmoniosa. Susana
30 dezembro 2007
Educar é...
26 dezembro 2007
Actividade 3 - Construção de Bolas de Natal
23 dezembro 2007
Actividade 2 - Realização de Bonecos de Neve com Feltro
21 dezembro 2007
Actividade 1 - Modelar com Massa de Sal
ண Modelagem
20 dezembro 2007
O Natal e suas Simbologias
ariadas, e um barrete com uma coroa de azevinho.
No Inverno de 1931, a Coca-Cola lançou uma campanha que teve como imagem de marca a figura de São Nicolau vestido de vermelho e branco (com luvas, calças e túnica), tendo na cabeça um gorro vermelho debruado a branco, com um pompom na ponta.
Como se pode ver, estas duas cores não foram escolhidas ao acaso, são no fundo as cores do produto comercializado. A campanha da Coca-Cola teve um enorme sucesso, que resultou numa imagem de marca que já ninguém consegue dissociar. Isto significa que o Pai Natal actualmente é sempre visto como o velhinho de vermelho e branco, e de preferência com um saco de presentes às costas.
A tradição da árvore de Natal, consegue ser mais antiga, do que o próprio Natal. Os Romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, que era o Deus da agricultura; os Egípcios, Chineses e hebreus, enfeitavam pinheiros ou cedros com coroas e grinaldas como símbolos de vida eterna. Ao longo de muitos anos, este tipo de árvore era também enfeitada com o intuito de afastar o demónio.
O mais importante de se reter, é que todos estes conceitos de “árvore de Natal” tiveram origem pagã, assim como os enfeites que a certa altura se começaram a utilizar. O mais comum dos enfeites era as velas, que com o surgimento da electricidade foram substituídas por luzes eléctricas.
A árvore de Natal dos dias de hoje, é oriunda da Alemanha Ocidental e é sempre representada por pinheiros, pois é das poucas árvores que não ficam “descascadas” no Outono e no Inverno. Por outro lado, o que se pretende é uma árvore tipo triângulo, então a solução teria de ser um abeto , que neste caso acabou por ser escolhido o pinheiro.
Os enfeites da árvore de Natal têm também origem na Alemanha, sendo estes ornamentos feitos em papel.
Em Portugal, até meados dos anos 50, a árvore de Natal era mal vista perante as pessoas, sendo o presépio o único enfeite natalício que se usava até então. Com o evoluir e o passar dos anos, os pinheiros de Natal conquistaram todas as pessoas, e grande maioria das famílias possui um pinheiro (mesmo que este seja artificial) nesta altura festiva.18 dezembro 2007
Natal: Significado e Importância para as Crianças
o” a leia.
14 dezembro 2007
Cachorros Shar Peis
Olhem só para o tamanho que eles têm!!!
08 dezembro 2007
Olá a Todos
31 outubro 2007
Actividade 7 - O Cenário da Peça Teatral sobre o Haloween
e com o Haloween. Por outro lado darão apoio aos filhotes que fazem então os últimos ensaios.
Este cenário que iremos preparar, mais não é do que a base da Dramatização.
Uma das decorações que se pode prepar para esta manhã, é o enfeite do
tecto da sala aonde vai decorrer a Dramatização (apenas a parte superior do local aonde vai decorrer a Dramatização). O Tecto irá ficar com aspecto de que está coberto de Teias de Aranha.
Assim, e com o uso de lã branca, eu explicarei aos meninos que iremos todos cortar a lã em pedaços de tamanho médio. Após ter-mos toda a lã cortada, os meninos irão desfiar a lã o máximo que conseguirem. É preciso não esquecer que a Educadora tem que demonstrar como se faz tal tarefa, e sempre que solicitada deverá apoiar os seus meninos.
Entretanto a educadora e a auxiliar com o apoio dos pais, irão pendurar a lã no tecto (com pedaços pequenos de fita-cola). Antes da peça começar borrifa-se a lã pendurada com água, dando a sensação de teias de aranha. 30 outubro 2007
Actividade 6 – Preparação das Fardas e Máscaras do Haloween para usar na Peça Teatral
Desta forma as/os bruxinhas/os, serão vestidos com uma batina preta previamente cedida pela secção de costura do jardim-de-infância, e o cabelo estará no dia da dramatização, todo desgrenhado e empastado.
múmias serão feitas com base em rolos de papel higiénico. Assim no dia da Dramatização, estas crianças serão enroladas em papel higiénico, de forma a lembrar uma verdadeira múmia. Na cara das crianças serão postas uns pensos rápidos em forma de cruz, e na cabeça levarão um gorro branco.
Algumas crianças farão de monstro no dia 31 de Outubro. Estas crianças levarão uma batina (tipo lençol) castanha (também cedida pela secção de costura da escola) e na cara uma mascara muita feia, de dar arrepios de medo… Esta será uma das actividades que se pode fazer nesta manhã (antes de decidir quem é quem).29 outubro 2007
Actividade 5 – Colagens

Após o término das colagens das imagens que recortaram anteriormente, a educadora pode pedir aos meninos que rasguem com as mãos pequenos pedaços de papel de lustro de cores diversas. Caso verifique que os pedacinhos ainda são muito grandes, pode-se dizer aos meninos para os rasgarem ainda ao meio. Convém realmente serem pedaços pequeninos (mas não minúsculos!), pois desta forma dará um trabalho muito mais interessante.
26 outubro 2007
Actividade 4 - Histórias e Recortes sobre o Haloween
s, para ter o feedback necessário que permita à educadora perceber se estão ou não a gostar do tema que estamos a “estudar”.
De seguida a educadora deve pedir-lhes para eles explorarem revistas de forma a encontrar imagens que se relacionem com o Haloween. Estas imagens tanto podem ser monstros, como aranhas, como bruxas ou até morcegos. Fica ao critério de cada criança, fazer com que uma imagem possa se relacionar directa ou indirectamente com o tema,
sem ser preciso ser explícita essa mesma relação. A criança recortará as imagens que pretenda, sempre sob o olhar atento da educadora e da auxiliar.
Após a fase dos recortes, a criança explicará a todos porque é que acha que a imagem que recortou está relacionada com esta época festiva. Cabe a nós Educadoras, estar aptas a aceitar as diferentes opiniões das crianças, e as diferentes maneiras de encarar a questão base – O Haloween.24 outubro 2007
Actividade 3 - Realização de uma Torta de Haloween
22 outubro 2007
Actividade 2 – Construção de uma Lanterna com uma Abóbora
21 outubro 2007
100 Postagens! Brutal!!!
20 outubro 2007
Actividade 1 – Contextualização do Haloween


